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Comidas que reduzem a minha testosterona

Todos sabemos que a manutenção de níveis saudáveis da hormona sexual testosterona é importante para melhorar e manter a função sexual. E a maioria de nós também sabe que níveis saudáveis de testosterona contribuem para o ganho de massa muscular e para a melhoria da força.

Por outro lado, muitos problemas de saúde, tais como síndrome metabólica, problemas cardíacos como aterosclerose, obesidade e diabetes tipo 2, têm sido ligados a baixos níveis de testosterona no sangue.

Embora os níveis de testosterona sejam regulados por muitos factores, uma dieta saudável pode ajudar a manter os níveis de testosterona estáveis e evitar que caiam demasiado baixo.

A investigação demonstrou que certos alimentos podem ter um efeito negativo nos seus níveis de testosterona, e alguns deles podem surpreendê-lo! Vamos dar uma olhada mais atenta a alguns deles.

Alimentos para comer com cautela

Se procurar na Internet dicas sobre alimentação saudável para manter a forma física, incluindo níveis saudáveis de testosterona, encontrará sempre os mesmos alimentos que podem ser problemáticos.

Embora não seja surpreendente aprender que comer demasiados alimentos processados pode ter um efeito prejudicial nos seus níveis de testosterona, alguns dos outros alimentos ligados a níveis mais baixos de testosterona podem ser um pouco mais surpreendentes.

Da mesma forma, enquanto estudos mostram que comer determinados alimentos ou apreciar uma bebida pode ter um efeito benéfico para a saúde, comer ou beber demasiado pode ter o efeito oposto, e alguns destes alimentos têm um efeito maior nos níveis de testosterona do que se possa pensar.

Portanto, vamos analisar mais de perto alguns destes alimentos problemáticos.

Soja e produtos de soja

Os produtos de soja e a própria soja são frequentemente mencionados como tendo um efeito adverso sobre os níveis de testosterona. Estes incluem produtos tais como tofu, feijão edamame, bebidas proteicas de soja e leite de soja.

Fala-se mesmo de um impacto nos produtos lácteos feitos de leite onde as vacas foram alimentadas com uma dieta à base de soja. Vamos analisar mais de perto a razão pela qual este pode ser o caso. Os alimentos de soja são naturalmente ricos em fitoestrogénicos. Estes imitam o efeito da hormona reprodutiva feminina, estrogénio, no corpo e tem sido sugerido que isto pode levar a uma queda nos níveis de testosterona.

Estudos em ratos mostraram que os fitoestrogenios causam de facto uma diminuição no tamanho da próstata e uma queda nos níveis de testosterona. Mas ainda não se sabe se os alimentos de soja têm um efeito semelhante nos homens.

homem musculado
Foto de Anush Gorak na Pexels.com

Álcool

O álcool é um assunto sensível. Numerosos estudos mostram que o consumo regular e moderado de álcool pode ter uma série de benefícios para a saúde.

O problema é o consumo excessivo de álcool. Estudos analisaram o que acontece se ficar completamente embriagado – os níveis de testosterona aumentam nas mulheres, mas diminuem nos homens – ou se beber o equivalente a 2-3 bebidas padrão por dia durante várias semanas, há uma queda de 6,8% nos níveis de testosterona no sangue no final do período de estudo. Mas outros estudos animais e humanos não deram resultados tão claros, alguns até sugerem que o consumo de álcool aumenta os níveis de testosterona.

Por isso, temos de dizer que o júri ainda está fora desta também.

Outros alimentos

Outros alimentos frequentemente citados pelo seu impacto negativo nos níveis de testosterona incluem nozes, linhaça, raiz de alcaçuz, óleo vegetal e até ervas aromáticas como a hortelã-pimenta. Em cada caso, os resultados da investigação são mistos e muitas vezes complicados. Têm sido frequentemente realizados estudos sobre animais ou mulheres, pelo que a generalização dos resultados aos homens é problemática. Vejamos mais de perto, por exemplo, as nozes. Tal como o óleo vegetal, muitos tipos de frutos secos contêm altos níveis de gorduras polinsaturadas, e alguns estudos ligaram-nos a níveis mais baixos de testosterona. Além disso, alguns estudos sobre amêndoas e nozes, por exemplo, associaram o seu consumo a um aumento de outra hormona, a globulina ou SHBG, que, como o nome sugere, se liga à testosterona, reduzindo o seu nível no sangue. No entanto, estes estudos foram realizados em mulheres com doença ovariana policística.

Conclusão

Após esta breve revisão dos alimentos que são frequentemente citados como tendo um impacto negativo nos níveis de testosterona, esperamos que seja claro que é necessária mais investigação antes de se poderem tirar conclusões definitivas. A mensagem principal é que a moderação é fundamental. Claro que, se estiver preocupado com a baixa testosterona, deve visitar o seu GP para um check-up. Se tudo estiver bem, mas se quiser estar do lado seguro, poderá considerar a substituição de alguns desses alimentos que esgotam a testosterona por uma gama de alimentos completos. Claro que, se seguir um estilo de vida saudável, exercitando-se diariamente, dormindo bastante e comendo uma dieta equilibrada e variada, irá percorrer um longo caminho para manter os seus níveis de testosterona onde eles devem estar.

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