Os benefícios da espirulina

Benefícios da espirulina

A espirulina, uma alga, é um concentrado de nutrientes, o que poderia lhe dar certas virtudes. No entanto, a maioria de suas alegações de saúde não é comprovada por estudos científicos sólidos. A espirulina é realmente um “superalimento” com muitas propriedades para a saúde? As respostas às suas perguntas sobre a espirulina que faz parte dos suplementos alimentares.

O que é espirulina?

Spirulina é uma microalgas de água doce que faz parte da família das cianobactérias ou algas verde-azuladas“informa Béatrice Bénavent-Marco. Arthrospira platensis, seu nome latino, é um microrganismo que existe há 3,5 bilhões de anos. Ela cresce naturalmente nas águas quentes dos lagos da Índia, Chade e México.

Não consumimos espirulina como está, mas seca“indica a nutricionista-nutricionista. Você vai encontrar a espirulina no comércio como um pó para adicionar à dieta (em bebidas ou alimentos), cápsulas ou comprimidos. ” Você tem que ter cuidado com o que você compra: existem diferenças muito significativas na qualidade. Alguns produtos não são realmente espirulina pura“Ela avisa. Além disso, a espirulina acumula metais pesados ​​quando o meio de cultura fica poluído. Portanto, preste atenção na origem geográfica da espirulina. (Ver questão 9)

Spirulina, um superalimento?

A espirulina é de fato um concentrado de nutrientes“ela confirma. Portanto, é extremamente rico em beta-caroteno, ferro, no vitamina b12, no Vitamina E (poderoso antioxidante), proteína, minerais e Vestigios ( cálcio, fósforo, magnésio, zinco, cobre) Ele também contém clorofila e ficocianina, um pigmento com propriedades antioxidantes. ” No entanto, seu tratamento (secagem) levanta questões para os cientistas: não é certo que, quando seca, a espirulina retém todos os seus micronutrientes e a biodisponibilidade de alguns deles ainda precisa ser avaliada.”enfatiza a nutricionista.

A espirulina permite que você perca peso?

Por outro lado, informa-nos Béatrice Bénavent-Marco, “espirulina não ajuda emagrecer. Pode ter um efeito satietogênico devido ao seu alto teor de proteína – contém entre 50 e 70% – porém as quantidades ingeridas são muito baixas para que a espirulina tenha esse efeito. Cinco gramas de espirulina adicionados à sua dieta, que fornecem apenas 2 ou 3g de proteína, o que é menos do que iogurte natural! “.

Quanto aos seus efeitos sobre o colesterol a diabetes, os estudos realizados até agora têm sido em uma amostra muito pequena para poder dizer que o consumo de espirulina diminui o nível de colesterol. “Isso não é necessariamente errado, mas não está provado em humanos“conclui ela.

A espirulina é a solução para o combate à desnutrição?

Tem varias opinoes sobre espirulina  ela é usada no combate à desnutrição em vários países: sua riqueza em nutrientes e sua cultura (que pode ser local) são seus dois ativos em destaque. ” No entanto, um estudo do Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) realizado por 5 especialistas sobre o real benefício da espirulina na luta contra a desnutrição mostra que as opiniões permanecem divididas.“nuance o nutricionista. A pesquisa continua até hoje.

A espirulina tem realmente um efeito benéfico no sistema imunológico?

Novamente, é possível que a espirulina seja imunoestimulante, mas isso não foi demonstrado em humanos. Até agora, apenas testes em animais mostraram um efeito da espirulina no sistema imunológico. O mesmo se aplica às propriedades antivirais, antialérgicas e antiinflamatórias. doenças neurodegenerativas e anticâncer. “Nós sabemos isso espirulina contém muitos antioxidantes que luta contra os radicais livres, mas isso é tudo o que podemos dizer hoje“especifica o especialista. Os estudos estão em andamento. Para continuar.

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No início do ano letivo, você tem que enfrentar a mudança de temperatura e luz, bem como o estresse de retomar a vida a mil quilômetros por hora. Antecipar todas essas oscilações permite apreender os dias que virão com suavidade e força. Ao realizar a cura da Super Espirulina Vegana e resultante da agricultura orgânica da Biosens durante quinze dias, você se abastecerá de antioxidantes necessários para combater as agressões externas e fortalecer o seu sistema imunológico. Naturalmente rico em vitamina B12, também ajuda a reduzir a fadiga temporária. Um impulso natural muito eficaz porque a Biosens optou por uma microalga orgânica, colhida por filtração e cultivada em tanque para garantir a sua altíssima qualidade nutricional. Rica em proteínas, a espirulina também ajuda a controlar o peso.

A espirulina reduz o colesterol?

Rica em vitaminas e minerais, a espirulina é um dos “superalimentos”. Vários estudos1 mostraram que a espirulina pode reduzir o Colesterol total e a LDL “colesterol ruim”. Além disso, um aumento do “colesterol bom”, HDL foi observado.

A espirulina é realmente uma boa fonte de proteína?

A espirulina é realmente rica em proteína, com todos os aminoácidos essenciais, no entanto, existem fatores que limitam sua assimilação – alguns aminoácidos estão presentes em pequenas quantidades. Para potencializar a assimilação das proteínas espirulinas, é necessário combinar cereais: arroz, milho painço … No entanto, essa ingestão de proteínas deve ser posta em perspectiva.: se reduzirmos a ingestão de proteína de 5 g de espirulina para a necessidade de 60 g de proteína para uma mulher de 60 kg, vemos que isso permanece marginal“explica a nutricionista. Quem acrescenta:” As quantidades consumidas continuam muito limitadas!

Quais são os reais ativos da espirulina?

O que é interessante com a espirulina é que ela é um produto natural. Podemos, portanto, pensar que as vitaminas e minerais que contém têm uma disponibilidade melhor do que os suplementos alimentares químicos.. Sua incrível riqueza em beta-caroteno é interessante para quem não tem vitamina A. E como o beta-caroteno é um precursor da vitamina A, ele se transformará em vitamina A de acordo com as necessidades do corpo, sem o risco de overdose, como acontece com os suplementos de vitamina A. Sua riqueza em ferro e vitamina B12 pode torná-lo um bom aliado para o atleta ou a pessoa anêmico ou cansado. No entanto, eu não o recomendaria espontaneamente porque uma dieta bem balanceada oferece tudo o que este superalimento contém!“finaliza o especialista.

A espirulina é segura?

Existem produtos da espirulina que são potencialmente perigosos. Algumas algas são neurotóxicas, portanto, é importante verificar que se trata apenas de espirulina. Se for esse o caso, permanece o fato de que podem ser cultivadas em águas poluídas ou sabemos que a espirulina tende a concentrar os tóxicos.“explica a nutricionista. Portanto, não deixe de comprar espirulina de áreas de cultivo controladas.

Quem não deve tomar espirulina?

Mulheres grávidas e lactantes terá que seguir o conselho de seu médico. Por outro lado, pessoas que têm derrubar não deve consumi-lo“indica Béatrice Bénavent-Marco. A espirulina também não é recomendada para quem sofre de fenilcetonúria. Aviso, “a espirulina pode ter efeitos indesejáveis, nomeadamente náuseas, pelo que é aconselhável a quem a deseja consumir aumentar gradativamente as quantidades ingeridas“diz a nutricionista.

Para ir mais longe:

Source https://www.doctissimo.fr/html/nutrition/vitamines_mineraux/vitamines/15869-spiruline.htm