Spirulina é uma superalimento : contém em sua composição, uma quantidade notável de nutrientes.

Ela é naturalmente rico em sua forma bruta porque nenhuma transformação aparece durante seu cultivo.

É o alimento natural mais completo que se conhece até hoje..

Foi seu conteúdo de proteína sem precedentes que inicialmente interessou aos pesquisadores.
Só mais tarde é que um bom número de propriedades nutricionais foi descoberto.

espirulina: equivalências nutricionais

O alimento fornece muitos elementos (ou nutrientes) cuja associação, se respeitar certas proporções, constitui uma dieta equilibrada. Os principais nutrientes são carboidratos (ou açúcares, ou carboidratos), proteínas e lipídios (ou gorduras). Vitaminas, minerais e oligoelementos são os nutrientes de que precisamos em pequenas quantidades. Cada uma dessas categorias desempenha um papel diferente na regulação, crescimento e manutenção do organismo.

A “fórmula” natural e hipercompleta da espirulina:

  • Sua taxa proteína é superior a todos os outros alimentos.
    Espirulina em contém entre 60 a 70%. Uma gravação.
    As paredes celulares da espirulina são compostas por mucopolissacarídeos flexíveis que tornam suas proteínas particularmente assimiláveis ​​pelo corpo.
  • Ele contém os 8 aminoácidos essenciais (que deve ser absolutamente fornecido por alimentos):
    • isoleucina
    • leucina
    • lisina
    • metionina
    • fenilalanina
    • treonina
    • triptofano
    • valina
  • Possui uma grande quantidade de aminoácidos não essenciais (cistina, glicina, alanina, ácido aspártico, ácido glutâmico, arginina, histidina, prolina, serina …).

composição da espirulina: gráfico

  • A espirulina também é uma grande fonte de vitaminas:
    • vitamina A (beta-caroteno): 15 vezes mais do que na cenoura
    • vitaminas grupo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B8, B9, B12): proporcionalmente 4 vezes mais do que no fígado
    • vitaminas D (espirulina é a maior fonte vegetal de vitamina D), E e K
  • É uma das maiores fontes de ômega-6.
  • É a melhor fonte alimentar de antioxidantes.
  • Ele contém 15 pigmentos, incluindo :
    • clorofila : a clorofila é conhecida por seu poder de desintoxicação e seu efeito benéfico na anemia. A espirulina é uma das melhores fontes de clorofila.
    • ficocianina : espirulina geralmente contém 15%. Este é um novo complexo de proteínas, uma vez que a espirulina é o único alimento que o contém. Muitas pesquisas mostram que estimula o sistema imunológico.
    • carotenóides : antioxidantes naturais poderosos.
    • polissacarídeos : carboidratos complexos facilmente absorvidos pelo corpo com intervenção mínima de insulina.
  • A espirulina é rica em minerais e oligoelementos:
    • ferro (em grandes quantidades)
    • magnésio
    • fósforo
    • potássio
    • cálcio
    • selênio
    • sódio
    • cobre
    • zinco
    • manganês
  • Uma grande quantidade de enzimas (sendo o principal SOD).
  • Muito baixo em calorias, não contém gordura nem colesterol.

nutriente completo espirulina - Jean Louis Vidalo

Com tanta riqueza nutricional, é fácil entender por que a ingestão diária de espirulina tem um impacto significativo em nosso corpo. Isso é ainda mais verdadeiro nestes tempos em que os alimentos modernos estão, sem dúvida, esgotados e o meio ambiente cada vez mais prejudicial. A espirulina, graças à sua parede livre de celulose, também oferece uma digestibilidade muito alta, em torno de 75 a 83%.


Referências :

Páginas relacionadas:

Miniatura de Alain Casal

Source https://www.spirulinefrance.fr/la-compositon-record-de-la-spiruline