Melhor Whey Protein 2021: Como escolher a sua?

Fazer exercício físico é vital para manter o nosso corpo saudável, existem no mercado várias formas de auxiliar o nosso corpo a tirar o maior proveito do treino que realizamos, de entre as quais uma das mais populares são os suplementos.

Uma forma de melhorar a nossa performance durante as sessãoes de treino é tomar suplementos de proteína.

Um dos tipos mais comuns deste tipo de suplementos são as Whey Proteins. Mas dentro deste género de suplementos existem vários tipos e preços diferentes.Neste artigo vamos ver as várias diferenças entre os Whey proteins de soro do leite mais comuns para poder escolher o melhor whey e informada entre os vários tipos disponíveis em Portugal e online.

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O que é Whey Protein?

O leite é feito de duas proteínas, caseína e soro de leite. A proteína do soro de leite éconsiderada uma proteína completa, pois contém todos os 9 aminoácidos essenciais que ajudamna recuperação e construção muscular como a glutamina.

Whey Protein trata-se de uma proteína extraída do soro de leite, contém proteína pura e faz areposição imediata dos nutrientes necessários para o corpo manter um ritmo adequado durantetreinos intensos.

Existem vários tipos de Whey Proteins bem como marcas que as comercializam.As diferenças são em alguns casos de pouca significância, no entanto vale a pena ter em contapara se fazer uma escolha acertada no tipo de produto que vamos utilizar.

Mesmo que, independentemente da variação no nível de treino de cada um, sejam atletas iniciantes ou desportistas que fazem exercício várias vezes na semana, existe sempre um Whey Protein queirá satisfazer as necessidades específicas de cada um.

Tomar estes suplementos com algum atributo nutricional vai certamente levar qualquer um a elevar o seu nível de treino

A whey protein é indicada para a recuperação de atletas que praticam desportos aeróbicos delonga duração como corrida e ciclismo, mas também para pessoas que buscam ganho de forçae melhorar a sua potência muscular.

É necessário ter em conta que o Whey protein por si nãoterá impacto se não for acompanhado de uma rotina de exercício físico. Este suplemento podetambém ajudar quem busca emagrecer, visto que transmite uma sensação de saciedade e ajudaà perda de peso pois faz com que não exista um desejo tão intenso de comer constantemente.

A maior diferença entre as Whey Proteins está no processo pelo qual passam. Existem três tipos distintos de whey: a concentrada, a isolada e whey protein hidrolisado. Cada uma destas whey proteins temem si características que justificam o seu consumo.

As Whey proteins concentradas contêm cerca de 70%-80% de proteína. Recomenda-se inclusive que seja consumida entre refeições pois contém proteínas de absorção lenta.

Esta proteína é considerada a melhor opção por ser a mais acessível é consumida pela maioria das pessoas que consomem este tipo de produto, mas para além disso contém também a maior percentagem de proteína do que as restantes opções.

Este tipo de whey protein é geralmente o mais indicado para qualquer pessoa visto ser o mais económico, no entanto, sendo feito de soro de leite contém lactose, por isso existem outras opções no mercado que visam dar resposta às necessidades de quem tem intolerância à lactose.

As Whey proteins isoladas passam por processos de filtragem das proteínas do soro de leite que fazem com que este produto esteja isento de lactose, gorduras, colesterol e hidratos de carbono.

Esta whey protein é uma opção mais cara pois inclui consigo o processo de filtragem de todos os subprodutos indesejáveis para o seu público-alvo. Exatamente por isto, este produto trata-sede uma boa escolha para aqueles que têm problemas de digestão ou intolerância à lactose.

As Whey Proteins hidrolisadas são as mais complexas das três, e por sua vez também as mascaras. De forma semelhante às whey proteins isoladas este produto é processado quase como uma pré-digestão, passando por um processo denominado de hidrólise que quebra enzimaticamente a whey protein através de reações químicas que efetuam trocas iónicas compartículas de água.

Este processo torna as Whey Proteins Hidrolisadas mais fáceis de serem processadas, o que por sua vez faz com que sejam mais rapidamente absorvidas pelo corpo, permitindo também absorver integralmente todo o produto ingerido. Por ser de rápida absorção é recomendado o seu consumo antes da atividade física ou imediatamente após o final para repor os nutrientes que o corpo utilizou durante o treino intenso podendo ser até um substituto de refeição nesta situação.

Para além dos vários tipos de Whey protein, também temos disponíveis suplementos de BCAA que podemos utilizar como apoio às proteínas de soro de leite.

Os suplementos BCAA (em inglês Branched Chain Amino Acids ou aminoácidos de cadeia ramificada em português) tratam-se de uma cadeia de aminoácidos cujos componentes daformula são Valina, Leucina e Isoleucina.

Estes suplementos podem ser utilizados em conjunto com o Whey Protein com o objetivo de ganhar massa muscular.

No entanto, a sua eficácia tem vindo a ser contestada por nutricionistas e especialistas da área de saúde com vários estudos que ao que tudo indica o efeito do consumo de suplementos de BCAA pode ser obtido apenas pela ingestão de quantidades adequadas de proteína diariamente, sendo este valor situado entre 1.2 e 2 gramas de proteína por quilo de peso corporal e mantendo um olho atento à tabela nutricional, tendo em atenção os valores nutricionais dos alimentos que consumimo sao longo do dia.

No entanto continua a ser sugerida a sua ingestão por parte de alguns que fazem musculação, alegando que pode ajudar no desenvolvimento mais rápido de músculos e na redução de dores após treinos intensos.

No entanto podemos ver algumas vantagens no seu uso como complemento em dietas de pessoas que não conseguem atingir a quantidade adequada de proteínas, por exemplo em pessoas com idades mais avançadas e veganos. Existem pesquisas que apontam o que o consumo de BCAA evita quadro de sarcopenia, que se trata da perda de massa muscular nas pessoas mais velhas.

Por fim, outro tipo de suplemento regularmente encontrado conjuntamente com as WheyProteins e o BCAA é a L-Carnitina.

A L-Carnitina contem um alto valor biológico de carnitina, é também um elemento sintetizado naturalmente no organismo pelo fígado e pelos rins a partir dos aminoácidos essenciais, comoa lisina e a metionina, que estão presentes em alimentos como carne, peixe ou até nas Whey Proteins.

A carnitina desempenha um papel fundamental no transporte das gorduras, desde osadipócitos até as mitocôndrias das células, que é o local em que a carnitina é transformada em energia quando o organismo necessita.

Após este processo esta é armazenada principalmente nos músculos, sendo muito utilizada em suplementos com o objetivo de potenciar a queima de gordura, gerar mais energia para formação dos músculos para os praticantes de musculação e melhorar o desempenho físico, sendo muito consumido por atletas ou pessoas que desejam perder peso.

Vale notar que o mesmo com a suplementação de proteínas, o consumo de whey e de BCAA não substitui o mantimento de uma dieta balanceada o mantimento de uma rotina diária de exercícios físicos para manter o bom funcionamento do organismo.

A suplementação deve ser levada como uma ajuda extra para além do mantimento de um estilo de vida saudável e da prática desportiva regular.

=> Ver a nossa comparação das Melhores whey para homens 2021

Qual a melhor proteína do mercado em Portugal?

Agora que já sabemos o que é a Whey Protein e o BCAA devemos entender que produtos existem disponíveis no mercado e destes quais poderão ser os mais benéficos para o nosso corpo e carteira, atendendo às necessidades específicas de cada um.

Existem várias marcas de Whey Protein no mercado português, e com a possibilidade dos dias de hoje de comprar produtos online a oferta aumenta exponencialmente, mas também com a elevada oferta vem um problema acrescido com a escolha ser mais difícil por existirem tantas opções.No que toca a marcas reconhecidas em território português que comercializem Whey Proteins a marca Zumub e a Wells são definitivamente boas opções no que toca a confiança, qualidade e acessibilidade.

A zumub trata-se de uma loja online de produtos portugueses e com marcas de renome mundial. Os seus serviços são eficientes e dispõem de milhares de produtos que irão satisfazer as necessidades de qualquer pessoa que busque qualquer tipo de Whey Proteins.

É possível fazer uma pesquisa aprofundada no website para encontrar os produtos específicos que necessitamos, no entanto entre tantos produtos existe um kit com o o nome “Zumub Muscle Definition Pack” que inclui um pacote de Whey Protein Concentrada, um kit de BCAA e L-Carnitina. Este kit inclui os essenciais para aqueles que querem levar o seu treino mais adiante e não sabem por onde começar.

Os Centros de Estética Well’s são espaços localizados nas lojas Well’s onde, num ambiente tranquilo e com total privacidade, são efetuados tratamentos de corpo, rosto, massagens,eletroestética e serviços essenciais como manicura, pedicura, foto depilação e depilação. Nestes centros wells podemos encontrar uma vasta gama de produtos também disponíveis online. É uma loja de renome que faz parte Do grupo SONAE, conjuntamente com o continente por exemplo.

A wells tem uma grande variedade de produtos de qualidade e tal como a zumub também dispõe de loja online que permite a qualquer pessoa encomendar, sem sair do conforto da sua própria casa, os produtos necessários para manter o bem-estar e também os suplementos para melhorar o desempenho nos treinos físicos.

Entre todos os produtos que a Well’s tem disponíveis, uma boa opção que encontrámos foi Whey Protein concentrado com sabor de chocolate.

Este é um bom produto para aqueles que geralmente não gostam do sabor das Whey Proteins, tendo neste caso todos os benefícios dos suplementos concentrados, mas com um sabor mais interessante

=> Ver a nossa comparação das Melhores Proteínas Whey em Pó para Mulheres

Qual é o melhor whey protein isolado?

Tal como vimos anteriormente, as Whey proteins isoladas passam por processos de filtragem que fazem com que esteja isenta de lactose, gorduras, colesterol e hidratos de carbono. Por isso mesmo é um pouco menos económica mas trata-se de um produto criado especialmente comum público-alvo em vista que não poderá consumir as Whey Proteins concentradas, tais como intolerantes à lactose, diabéticos e pessoas com problemas de digestão

A Optimum Nutrition trata-se de uma das marcas mais reconhecidas no que toca a Whey Proteins, sendo reconhecido por todos os seus tipos de Whey, no entanto valerá a pena desta caruma das suas gamas principais, o “Optimum Nutrition Gold Standard” que é internacionalmente conhecido.

Dentro desta gama de produtos vamos destacar o “Optimum Nutrition Gold Standard 100% ISOLATE”. O “Optimum Nutrition Gold Standard 100% ISOLATE” é um Whey Isolado que é adequado para todas as pessoas, mesmo aquelas que como referimos anteriormente não poderão consumir o Whey Protein Concentrado.

Neste caso até os intolerantes à lactose, diabéticos e pessoas com problemas de digestão poderão consumir este produto.

=> Ver o nosso test aqui

Qual melhor whey custo benefício?

Como já vimos anteriormente existem três tipos diferentes de Whey Proteins: concentrados, isolados e hidrolisados. Entre estes três tipos de Whey Protein deveremos ter em conta na nossa escolha as nossas necessidades pessoais e o preço de cada um. Em termos de relação custo benefício, assumindo que podemos consumir qualquer um dos tipos de Whey Protein, a melhor opção será o Whey Protein Concentrado.

Mas por que razão é este a melhor opção tendo em conta a relação custo-benefício?

O Whey Protein Concentrado é considerado o melhor produto custo-benefício pois estes produtos tendem a ficar cada vez mais caros consoante a dificuldade do processo pelo qual passam durante a fase de produção, não estando por isso associado o preço à eficácia do produto no utilizador final.

Qual melhor Whey Protein Isolado ou Concentrado?

Entre Whey Protein Isolado e Whey Protein Concentrado há uma diferença quase insignificante para indivíduos que não tenham condições anteriores ao seu consumo.

Porém no que toca a pessoas intolerantes á lactose, diabéticos e pessoas com problemas de estomago, a única opção será sempre o Whey Isolado, já que este não possui lactose e trará os mesmos resultados do Whey Protein Isolado.

O whey isolado tem em si uma percentagem de proteína um pouco mais elevada do que o concentrado, mas é uma diferença tão ínfima que não é compensada pelo acréscimo no seu preço.

Portanto, se a pessoa em questão tiver intolerância à lactose ou outros problemas que invalide mo consumo de Whey Concentrado esta deve seguir com o whey isolado. Se estas situações não se verificarem então devem optar pelo Whey Protein Concentrado.

Uma outra marca que tem bons produtos de Whey Proteins é a Max Titanium. Esta marca tem boas opções de todos os tipos de Whey Protein, nós aconselhamos a Whey concentrada da MaxTitanium, pelo seu preço acessível e qualidade garantida.

( Para mais informações por favor clique neste link: https://www.maxtitanium.com.br/100-whey-pote-900g )

=> Ver a nossa comparação Vegan versus whey

Qual melhor whey para emagrecer?

De entre os vários tipos de Whey Protein que vimos até agora, os melhores Whey Protein para aqueles que desejam perder peso é sem dúvida o Whey Protein Hidrolisado. Como vimos anteriormente este tipo de Whey passa por um processo mais complexo que o Whey Protein Concentrado ou Isolado.

Estes processos removem as gorduras, hidratos de carbono e a lactose, exatamente por isso é recomendado o seu uso para emagrecimento pois transmite uma sensação de saciedade que evita o desejo de ingerir mais calorias ao longo do dia. Os Whey Proteins Isolados também poderão ser utilizados com esse propósito, no entanto não são eficazes como os hidrolisados, no entanto são mais económicos.

No caso dos Whey Proteins Concentrados o seu uso não é recomendado para quem pretende emagrecer pois dos três tipos de Whey Proteins é aquele que contem a maior quantidade de gorduras, hidratos de carbono e lactose.

( Para mais informações por favor clique neste link: https://www.zumub.com/PT/proteinas/whey/hydrolyzed-whey-protein-2030g )

ou

Ao longo deste artigo entendemos que os Whey Proteins são feitos a partir de soro de leite eanalisámos as diversas diferenças entre os vários tipos de Whey Proteins e entendemos o porquê de existirem tanta diversidade de opções no que toca a estas proteínas. Entendemos que geralmente os Whey Proteins Concentrados são as mais adequadas para um uso geral para melhoria muscular e de apoio ao treino físico intenso ou regular.

No entanto as outras opções, como a de Whey Protein Isolada e Hidrolisada, existem para casos específicos de indivíduos que não poderão consumir os Whey Protein Concentrados por existirem fatores de risco anteriores que os impossibilitam de consumir lactose, gorduras ou hidratos de carbono.

Com tudo isto, os Whey Proteins são um ótimo suplemento para aqueles que desejam investir no seu bem-estar corporal e que querem levar os seus treinos ao próximo nível, por isso este artigo reuniu a informação vital para aqueles que se querem informar sobre as melhores opçõesde Whey Protein disponíveis em Portugal e na internet.

A Whey Protein é seguro?

O consumo de whey proyein é muito controverso, mas em qualquer caso é seguro de consumir, a menos que sofra de alguma doença ou alergia. Como todos os suplementos alimentares, destina-se a satisfazer as suas necessidades diárias, desde que já tenha uma dieta equilibrada.

A proteína extra que trazem para o corpo não seria mantida ao longo do tempo, e isto causaria problemas renais, incluindo danos renais. No entanto, este pensamento não é confirmado por qualquer estudo ou investigação, e provavelmente deriva de uma assimilação incorrecta. 

De facto, as pessoas com doenças renais ou rins com mau funcionamento não são aconselhadas a comer uma dieta rica em proteínas, uma vez que uma ingestão elevada pode pôr em perigo a sua saúde. 

Mas estas pessoas são as únicas que têm tais restrições na sua dieta, e isto aplica-se à nutrição em geral, e não ao consumo de proteínas em pó em particular.

Para manter os órgãos em perfeito estado de funcionamento, é obviamente preferível respeitar a dose diária recomendada. Ao combinar as proteínas contidas nos alimentos e as consumidas com o soro de leite, muitos desportistas excedem, inconscientemente, esta ingestão, mas sem causar danos nos seus rins. 

Se houvesse muitos casos de insuficiência renal entre os fisiculturistas, por exemplo (eles estão geralmente entre os atletas que consomem mais proteínas em pó), as várias instituições e organizações de saúde já teriam culpado o produto. Não é este o caso. A whey proyein não é, portanto, perigosa para os rins, mas como qualquer suplemento alimentar tomado regularmente, é necessário verificar se a dieta permanece equilibrada.

A Whey Protein Engorda?

Não se engane, como qualquer outra proteína, não é o soro em si que o faz perder peso mas sim a sua ingestão calórica que deve ser deficitária em comparação com a sua manutenção.

Para muitas pessoas, consumir demasiadas proteínas apenas leva a um aumento da sua eliminação na urina. No entanto, as proteínas e em particular os aminoácidos de que são compostos têm várias vias metabólicas com repercussões no metabolismo do organismo.

Em suma, comer mais proteína não significa apenas mais músculo e, no pior dos casos, mais visitas à casa de banho.

Se falar sobre este assunto à sua volta, verá que por um lado há aqueles que não vêem qualquer problema em tomar demasiadas proteínas e, por outro lado, aqueles que verão efeitos secundários desproporcionalmente prejudiciais, tais como massa óssea reduzida, problemas renais, etc.

Como é frequentemente o caso, a verdade está algures no meio de todas estas ideias. A fim de cortar esta controvérsia, encontrará abaixo um resumo das diferentes fases do metabolismo destas famosas proteínas, sendo o resultado final o que resta se consumir em demasia.